sexta-feira, 12 de agosto de 2011

PROJETO A BELA ADORMECIDA - 2010













JUSTIFICATIVA


A Arte está presente em todas as formas de cultura e o Teatro é uma delas. Estudos relatam que o ato de representar existe desde os tempos mais remotos, em que se passava pelos rituais primitivos de concepções religiosas, até formalizar-se com os gregos tendo o Teatro como arte. Quanto ao seu papel educacional, filósofo Platão considera a arte como um instrumento fundamental de educação.





Desde que comecei a trabalhar na escola em dois mil e nove, tinha necessidade de propor uma atividade que envolvesse teatro. Mas como estava iniciando meus trabalhos e as atividades voltadas ao teatro em si, não faziam parte das atividades da escola, acabei deixando de lado a proposta, mas com o pensamento voltado para o ano seguinte. O que realmente veio a se concretizar este ano, pois já tinha decidido em meu planejamento anual que as atividades teriam como encerramento uma peça de teatro representada pelos alunos do 2º Ano “B” ao qual lecionava. Por isso a necessidade de elaborar um projeto tendo como base principal a dramatização dos alunos, não só pelo ato de dramatizar em si, mas também pela necessidade da turma quanto ao trabalho em equipe, o reconhecimento, companheirismo e amizade pelo outro, que certamente o trabalho com o teatro poderia proporcionar.



RELATANDO A EXPERIENCIA


Objetivando colocar em pratica os objetivos propostos para a realização de atividades voltadas para o teatro na escola, primeiramente, foi levantado o conhecimento prévio da turma sobre o tema. Procurando fazer com que as crianças cndessem na prática a linguagem teatral de forma lúdica, buscaram-se atividades relacionadas ao tema de forma interdisciplinar.


Para que os alunos fossem estimulados iniciamos a proposta do tema partindo de um conto de fadas clássico. Fizemos a leitura da história da Bela Adormecida, assistimos ao filme e foi lançada a turma a proposta de montar uma peça, na qual imediatamente foi aceita. Desta forma foram criadas atividades sistematizadas que envolvessem várias áreas do conhecimento. Na língua portuguesa abordamos textos da literatura relacionada ao tema como a própria historia da Bela Adormecida, poemas, criação textual dos próprios alunos a partir da história, consulta a dicionário. Estudamos a linguagem teatral a partir do texto da própria peça, em que as crianças puderam comparar e diferenciar um texto narrativo para uma peça de teatro. Fizemos uso de linguagens utilizadas apenas em teatro como: deixa, ensaio de mesa, ator principal, coadjuvante, ensaio geral, coxia, boca de cena entre outras. Os alunos participaram de atividades individuais e coletivas, principalmente, por promover atitudes do trabalho em equipe. Pois para que a peça, realmente, viesse a acontecer os mesmos dependiam um do outro. Promovendo atitudes de concentração, respeito pelo tempo e ritmo do colega. Atividades que favorecessem a linguagem oral, realizando exercícios que auxiliassem na dicção dos alunos antes dos ensaios, como os aquecimentos de voz. As crianças também ajudaram na confecção de cenário e figurinos utilizando materiais recicláveis, trabalhando questões ambientais.


PRODUZINDO OS FIGURINOS


As crianças pintaram seus figurinos feitos de papelão e materiais escolares. Ajudaram na montagem do cenário e em decorar as falas do colega. Outro ponto relevante foram os ensaios, que só eram realizados depois de cumpridos os conteúdos das disciplinas estudadas pela turma. Os alunos que estavam na peça só podiam produzir seus figurinos quando terminassem as atividades propostas daquele dia, mesmo aqueles que não estavam na peça ajudavam os colegas.










O trabalho com o teatro na escola nos ampliou o repertório nas demais áreas do conhecimento. Os alunos para montarem a peça puderam compreender na pratica todos os passos percorridos e envolvidos para o grande de que seria a apresentação em si. Por exemplo: para que se fosse tomado conhecimento que estava sendo realizada uma montagem de uma peça teatral e que a mesma deveria ser apresentada em uma determinada data precisa acontecer a comunicação e, principalmente, aquele para quem os artistas dedicam suas apresentação – o público. Desta forma pudemos trabalhar a língua portuguesa em que as crianças tiveram a oportunidade de trabalhar na produção de diversos textos, desde a produção de um cartaz, convites, diferenciar o texto teatral do texto narrativo, através da leitura da história da Bela Adormecia como da leitura da peça em si. Mas, o que foi mais importante trabalhar com o teatro na escola, fora as atitudes de caráter sócio-afetivo que o mesmo proporciona, uma vez que vivenciamos o momento do Ter e esquecemos o Ser, e isto afeta diretamente todos os dias os nossos alunos. Com a turma surgiram alguns problemas desta natureza, uma vez que, alguns alunos apresentavam dificuldades em saber esperar o ritmo de cada um, já que tínhamos crianças que não sabiam ler e por isso apresentavam mais dificuldades em seus personagens. Por isso, o papel do educador é muito importante neste momento, para estimular nos alunos atitudes de companheirismo que o teatro naturalmente possibilita, já que para que a peça aconteça é necessária a participação e integração com o outro. As crianças puderam aprender que o outro é muito importante e se não tivessem a ajuda o coleguinha ou não se disponibilizassem a ajudar o outro em suas falas, ações de seus personagens a peça da Bela Adormecida não poderia acontecer. Desta forma conseguimos uma turma mais amiga e participativa nas diversas atividades desenvolvidas ao termino do ano.







Pudemos assim comprovar como bem relata o PCN de arte:


”Ao participar de atividades teatrais, o individuo tem a oportunidade de se desenvolver dentro de um determinado grupo social de maneira responsável, legitimando os seus direitos dentro desse contexto, estabelecendo relações entre o individual e o coletivo, aprendendo a ouvir, a acolher e a ordenar opiniões, respeitando as diferentes manifestações, com a finalidade de organizar a expressão de um grupo”. (p.83)
CONSIDERAÇÕES FINAIS



O Projeto A Bela Adormecida nos possibilitou ampliar o conhecimento que tínhamos a respeito do trabalho com teatro na escola e a relação social, afetiva e de conhecimento interdisciplinar que o mesmo nos possibilitou.



Divertimo-nos bastante e aprendemos muito, não só do nosso contato diário, nos momentos dos ensaios, bem como nas atividades dirigidas que nos ampliaram outros conhecimentos.


As crianças puderam vivenciar observar e produzir o fazer artístico, desde a leitura do conto de fadas a produção de seus próprios figurinos. Ampliaram seu repertório textual através da linguagem teatral e, mais que isso, puderam vivenciar e apreciar o fazer e ser artístico.


Uma vez que, o desenvolvimento de atitudes cooperativas e solidárias, entre os próprios colegas, foi importantíssimo nas questões e ações que pudemos constatar ao longo do nosso projeto. Os alunos estavam conscientes e empolgados com a realização do mesmo.


REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS


BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: arte. Brasília: MEC/SEF, 2001.


CAVÉQUIA, Márcia Paganini. A escola é nossa: língua portuguesa, letramento e alfabetização linguística: 2° ano do ensino fundamental. 2ed. São Pa


BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais: história e geografia. Brasília: MEC/SEF, 2001. 130p. (Parâmetros Curriculares Nacionais de 1ª a 4ª série). V.5


BENCINI, Roberta. Todas as leituras. Revista Nova Escola. Ano XXI,N°194. Agosto/2006.p.30-40.

AROEIRA, Maria Luisa Campos. Didática de pré-escola: Vida: brincar e aprender. São Paulo: FTD, 1996.


BUSATTO, Cléo. Contar e encantar: Pequenos segredos da narrativa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.


CALVACANTE, Maria. E. B. A escola é nossa: história: 2° ano do ensino fundamental. 2ed. São Paulo: Scipione, 2008.


SILVA, Adriana Vera. JOVER, Ana e GUIMARÃES, Camila. A viagem da leitura: Na terra do faz-de-conta e das paixões, o eterno prazer dos sonhos possíveis e da realidade reinventada. Revista Nova Escola. ANO XIII. N° 112. Maio/1998.


Sites consultados:



http://www.blogbrasil.com.br/teatro-na-escola-incentiva-alunos-a-aprenderem-mais/


http://www.efdeportes.com/efd50/teatro1.htm


http://www.unirevista.unisinos.br/_pdf/UNIrev_Silveira.pdf


http://www.cobra.pages.nom.br/ecp-teatropedag.html



http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20090106/not_imp303019,0.php


http://www.scielo.br/pdf/ea/v3n7/v3n7a10.pdf


http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551998000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt#1not