quinta-feira, 12 de agosto de 2010

PROJETO É O BICHO FUTEBOL CLUBE


O projeto seguiu algumas etapas que foram fundamentais para a elaboração e excussão do mesmo como: Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos, a respeito do que sabem e o que querem conhecer sobre o tema em questão, possibilitando a ampliação e elaboração de atividades que pudessem atender as necessidades das crianças. Atividades que incentivassem o trabalho em grupo, percepção visual e auditiva, sensibilidade artística, movimento, leitura e escrita, matemática, natureza e cultura, entre outras aqui descritas.

JUSTIFICATIVA

No ano de Copa do Mundo, nada mais propício do que propor as crianças estudarem este tema. Mas como propor este tema de forma dinâmica, assim como as crianças são? Mediante reflexões e pesquisas prévias, encontrei um livro de Guto Lins que tem um tema bem sugestivo “ É o Bicho Futebol” e serviu como “carro chefe” para o projeto. As crianças adoram e o livro foi o ponto de partida para explorar essa paixão nacional que é o futebol brasileiro, possibilitando, assim, atividades de forma bem lúdicae ampliando os conhecimentosque as crianças tinham a respeito do futebol, o país (lugar) onde vivem e país em que foi sediada a Copa do Mundo, com atividades de acordo com as necessidades e faixa etária das crianças.

Nesta perspectiva, aproveitamos este acontecimento, para enriquecer e dar mais sentido as aulas, conhecer um pouco mais sobre o futebol, trabalhando também as áreas do conhecimento: Matemática, Linguagem oral e escrita, Artes Visuais, Música, Movimento e Cultura na Educação Infantil.

- OBJETIVO GERAL

Possibilitar as crianças a demonstrarem seus interesses e curiosidades sobre o futebol e vivenciá-lo na prática, formulando perguntas, expondo opiniões próprias, buscando

informações e valorizá-lo como esporte e manifestação cultural.

HIPÓTESES DOS ALUNOS SOBRE O FUTEBOL

O QUE QUEREMOS SABER?

· Aprender a jogar futebol; (Ana Clara Diniz)

· O que é a Copa do Mundo; (Ana Beatriz)

· Quero aprender a fazer gol; (Francisco Felipe)

· Quero aprender a chutar bola;(Juan)

· Aprender como jogar de mão; (Bianca)

· Quero descobrir se pode cair ou não; (Gustavo)

Aprender tudo sobre futebol; (Felipe Alves)


ATIVIDADES DESENVOLVIDAS - CULMINÂNCIA