sábado, 31 de outubro de 2009

PROJETO FOLCLORE-CDS







APRESENTAÇÃO

O Projeto Folclore – uma cultura pra crianças foi realizado na Educação Infantil do Colégio Diocesano Seridoense no ano de dois mil e nove, atendendo alunos do Nível V com faixa etária de cinco anos.

Encontraremos neste projeto as atividades realizadas pelos alunos, bem como sua culminância juntamente com as demais turmas que também realizaram atividades referentes ao mesmo tema. Cada turma responsabilizou-se de trabalhar o folclore e expor para a comunidade escolar e familiar os trabalhos realizados pelas crianças.

No dia da culminância as crianças fizeram apresentações de acordo com o tema trabalhado. Para tornar mais divertida e prazerosa tivemos uma manhã com as exposições dos trabalhos e apresentações artísticas de cada turminha, ensaiada e planejada de acordo com as aprendizagens obtidas ao longo do projeto.

JUSTIFICATIVA


O folclore está presente em nosso cotidiano, mas muitos de nós, em especial, as crianças não possuem essa percepção.

Por isso, esta proposta procura buscar nas coisas/objetos cotidianos, vivenciados e encontrados nas casas das próprias, fazendo a relação e compreensão da teria e prática da presença do universo folclórico em nossas vidas.


OBJETIVOS


· Estabelecer relações entre o presente e o passado;

· Identificar alguns objetos de nosso cotidiano que fazem parte do folclore;

· Ampliar as possibilidades expressivas do próprio movimento, utilizando gestos diversos e o ritmo corporal nas suas danças, brincadeiras, jogos e demais situações de interações que fazem parte do nosso folclore;

· Explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com os colegas e ampliar seus conhecimentos do folclore brasileiro;

· Ampliar o repertório literário, musical e folclórico dos alunos;

· Produzir trabalhos de arte, relacionados ao folclore, utilizando-se do desenho, da pintura e dobradura, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação;

· Estabelecer relações entre o modo de vida característico de seu grupo social e de outros;

· Participar de atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que dizem respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos.

CULMINÂNCIA






























ATIVIDADES DESENVOLVIDAS








Nenhum comentário: