sábado, 13 de dezembro de 2008

PROJETO CULTURA AFRICANA - NOSSAS RAÍZES



CULTURA AFRICANA - NOSSAS RAÍZES

Através de muita arte aprendemos um pouco sobre nossas raízes africanas e leitura de algumas lendas e história desse povo que enriqueceu e enriquece nossas vidas. Vale salientar também que atividades dessa natureza complementam os estudos de cultura afro-brasileira e indígena que fazem parte dos conteúdos de história/ geografia indicados pelo MEC neste ano de 2008 e nossas crianças já estão fazendo valer neste aspecto. Uma vez que estudamos a Dança do Espontão e Folia de Reis, através de atividades que proporcionaram a dança, arte, história, geografia e língua portuguesa. Atividades que propunham desde a confecção de seus próprios figurinos, localização em mapas (África), leituras de músicas, textos informativos sobre o assunto estudado, movimentos corporais, sequência ritmada, entre outras... Com isso, fomos convidados a se apresentar na Feira de Livros do Sesc em que as crianças deram um show de companheirismo e valorização da nossa cultura. Também não resistiram ao fascínio que é o universo da literatura infantil e tiraram um tempinho para viajar na leitura de alguns dos diversos livros que ali se encontravam



GALERIA DE FOTOS

CONFECCIONANDO OS FIGURINOS








OS ENSAIOS

Inspirado na dança dos Negros do Rosário de Caicó (dança do espontão e baião)- cd da Irmandade.









APRESENTAÇÃO NA FEIRA DO LIVRO DO SESC-OUTUBRO/2









DEIXO AQUI MINHA INDIGNAÇÃO COM RELAÇÃO A VALORIZAÇÃO DA IRMANDADE DOS NEGROS DO ROSÁRIO DE CAICÓ

Um projeto como este não poderia deixar de falar sobre nossos Negros do Rosário, uma vez que como artista da terra e educadora acompanho a cultura de nossa cidade. Como formadora de opinião , pesquisadora e também amante da cultura popular. Descrevo o que todos nós sabemos , ou melhor, vemos com relação ao descaso com relação a esse grupo que a cada ano que passa vem perdendo seu "valor" em nossa sociedade. Como educadora estou fazendo o meu papel de valorização e conscientização de sua importancia para o mundo. Trabalhando sua história e sua contribuição para a cultura do folclore brasileiro. E os poderes públicos estão? Não é isso infelizmente que vemos quando vamos prestigiá-los após as novenas da festa do rosário. Encontramos um grupo com pouquíssimos particiapantes, conta-se nos dedos.Muita vezes descalços, com sandálias ou sapatos rasgados, lanças mal conservadas, camisas velhas... Não existe um fardamento novo, um figurino que valorize o que eles realmente representam. Mas isto é o de menos, o pior é encontrar componentes do grupo que somente se apresentam "movidos ao álcool". Isto mesmo, não existe um projeto consistente de revitalização da Irmandade dos Negros do Rosário de Caicó. NÃO ADIANTA APOIÁ-LOS APENAS NO MÊS QUE ANTECEDE A FESTA, distribuído duas camisetas e um par de tênis. GENTE, ESTAMOS LINDANDO COM SERES HUMANOS,não fantoches que basta anunciar o espetáculo e estão alí sendo manipulados satisfeitos para suas representações.

Deve-se haver, não apenas um apoio material artificial e, sim um apoio HUMANO. Uma Irmandade que apresente uma autoestima elevada, que voltem a ter orgulho do que realmente são. Com um apoio oferecido durante o ano todo, não apenas material, social e cultural como lhe é de direito. Algo que realmente os façam sentir-se orgulhosos e, que finalmente não precisem estar "alcoolizados" para apresentarem sua coreografia única em todo o Brasil.

Isto que relato aqui é constatado em dissertações, artigos entre outros. Deixo abaixo alguns links pesquisados como algumas fotos que comprovam o que foi dito.

Aqui encontraremos um desabafo do que realmente acontece com a atuação perante a irmandade, não fugido da atual realida em 2008, infelizmente: pesquisa.dnonline.com.br/document/?down=6751

No Jornal Seridó -Domingo, 14 de Outubro de 2007 Padre Edson Medeiros fez uma declaração que diz o seguinte:"... fica pouco tempo para organizar o evento, porque no mês de agosto em virtude da realização da Festa de Sant'Ana, no mês de Julho, não tem como tratar do assunto". Em nota o jornal enfatiza que:

" a igreja católica celebra as festas coincidindo com a data dedicada ao Santo, o que não acontece com a Festa do Rosário por questão de acomodação".
Ou seja, isto vem a constatar o que foi dito anteriormente, falta um projeto por parte da Secretaria de Cultura em conjunto com a igreja e apoio político de nossa cidade, para apoiar a Irmandade dos Negros do Rosário o ano todo e não somente no mês de Outubro. Vale salientar que este relato aconteceu em 2007, no entanto, estamos em 2008 e a situação permanece a mesma. Até quando? As fotos são de 2008 e comprovam o descaso. Diz o ditado "o que os olhos não vê o coração não sente". VERDADE. Infelizmente o que presenciei doeu e muito. Depois da novena todos ficam a espera da apresentação dos Negros do Rosário, como educadora, cidadã caicoense e apreciadora da cultura e arte regional fomos prestigiar a apresentação. O que encontramos foi pessoas forçadas a desenvolver os passos da coreografia, figurinos maltrapilhos... O pior foi ver um dos integrantes discutir em plena apresentação negando-se a executar os passos, mais que isso, não foi executado. UMA VERGONHA!!!!! E pior dizem que dão apoio. Em que sentido? BASTA. Quando se trabalha para a valorização dos mesmo, passando para as crianças que serão o futuro de nosso planeta, nossas raízes em realidade encontramos o despreso por parte daqueles mesmo que representam a cultura de seu povo. O que dizer? O que fazer? Se a decepção E INDIGNAÇÃO é tamanha.







No mesmo dia cada um com uma vestimenta diferente. Observe a postura do rapaz, praticamente escorado na lança, que deve ser considerada como um instrumento sagrado. Será que eles tem noção mesmo do que estão representando?


Será que existe mesmo apoio cultural aqui?


Observem o estado das lanças, dos pés de seus integrantes. Existe incentivo a Cultura?

E quando um componete que está aí se recusa a dançar como se deve. O que realmente falta? Se dão apoio material, somente isto basta, mediante esta situação?
Todos que estavam presentes neste dia 23 /10/2008 viram isto, pena que nem todos tem coragem em falar. E quando é relatado, é porque somos leigos, não estamos frente a cultura de nossa cidade.
ESPERO QUE PARA O ANO ISTO REALMENTE MUDE.